Selecione a linha para saber os horários e itinerário

Empresa

Nominuto.com - 26/01/2009

Kelps Lima: “não há interesse em criar indústria de multa”

Em entrevista, titular da STTU fala dos problemas do trânsito da cidade e fala do Plano de Mobilidade Urbana de Natal.

Por David Freire
Vlademir Alexandre
Kelps Lima participou da equipe de transição e agora está na STTU.Não é de hoje que o trânsito de Natal causa dor de cabeça. Ao assumir a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), o advogado Kelps Lima, chega com o desafio de trazer uma melhora efetiva no transporte público da cidade.

Para isso, já anunciou medidas como a proibição do estacionamento em vias consideradas importantes para o escoamento do trânsito e a abertura de licitação para o transporte público.

Segundo ele, isso faz parte de um Plano de Mobilidade Urbana de Natal, que é planejado para a cidade nos próximos anos. Em entrevista ao Nominuto.com, o secretário Kelps Lima fala dos seus desafios na STTU, de projetos para o trânsito e o transporte público na cidade.

Nominuto: O senhor trabalhou na equipe de transição da prefeita Micarla de Sousa. Quais os principais problemas encontrados em Natal no tocante ao trânsito?

Kelps Lima: Falta de planejamento estratégico de combate aos pontos de congestionamento dos principais corredores da cidade. Quando chegamos à secretaria, tivemos uma enorme dificuldade que os técnicos da STTU identificassem quais eram esses corredores e nós não encontramos aqui nenhum plano permanente de combate aos congestionamentos. Do ponto de vista do transporte público, a maior dificuldade foi que o atual modelo, que é de 1981, está absolutamente atrasado. Nós pretendemos no próximo ano realizar licitação pela primeira vez na história da capital do transporte público.

Qual seu principal desafio na STTU?

São dois desafios enormes: trazer uma melhora efetiva no transporte público da cidade. Para tanto, nós temos um plano bastante ousado. Até abril, no máximo início de maio, será entregue o Plano de Mobilidade Urbana da cidade. É o Plano Diretor de Transporte e Trânsito. Com isso, nós vamos replanejar toda a questão da mobilidade da cidade. E no tocante ao transporte público, todas as linhas de ônibus serão revistas. Itinerário, duração, pontos de parada. Esse novo desenho será licitado em 2010. Isso poderá trazer um benefício gigantesco para a cidade porque numa licitação, que nunca ouve e é importante que se diga, você pode conseguir renovar frota, vender a linha. Então, o município vai arrecadar dinheiro que pode investir em áreas estruturantes. Essa é uma determinação da prefeita Micarla de Sousa, da qual ela não abre mão que se tenha uma melhor efetiva no transporte público. No tocante ao trânsito, nós vamos tomar uma série de medidas como, por exemplo, esse (se referindo a proibição de estacionamento em determinadas vias da cidade). Mas, não existe solução para o trânsito que não passe por bom transporte público e por conscientização da população. Esse é um desafio gigantesco o qual nós estamos nos colocando a dar o primeiro impulso para que no decorrer do tempo a gente possa ter um trânsito mais humanizado na cidade.

Que projetos são previstos a curto, médio e longo prazo?

No curto prazo, as soluções são bastante limitadas. Não existe solução a curto prazo em fácil nem rápida para o problema do trânsito porque os enormes congestionamento que encontramos hoje são fruto de um somatório de negligências do poder público, além de outros fatores que independem da vontade da Prefeitura. O cidadão brasileiro hoje tem mais acesso ao crédito. Então, ele compra carro com mais facilidade. Há uma nova classe média, que passou a ter acesso a esse crédito e como não tem o transporte público de qualidade, ela prefere ir trabalhar em seu carro. No curto prazo, não quer dizer que não vamos ter algumas ações. Vou citar algumas ações específicas. Nós estamos vendo todo reescalonamento dos agentes de trânsito, os famosos “amarelinhos” e vamos tentar desobstruir alguns dos principais corredores de escoamento da cidade. Mais especificamente, em um primeiro momento, as avenidas Romualdo Galvão e Jaguarari além da rua São José. O que acontece nessas três vias? A maior parte delas possui duas faixas, sendo que uma hoje é usada para estacionamento. Uma via pública é um bem caro do Município. Você gasta para fazer, colocar asfalto, manter, fiscalizar. E o uso menos nobre que você pode dar a esse bem público é um carro parado em cima dele. Muitas vezes por falta de boa vontade de um proprietário de imóvel de fazer uma vaga de garagem para o seu carro. Nós vamos proibir estacionamento nessas três vias em horário de pico. Com isso, nós vamos ganhar seis faixas de escoamento. Uma obra para construir seis faixas de escoamento nesses trechos da cidade seria, absolutamente, uma fortuna e o benefício que isso pode trazer é gigantesco porque na maioria dos trechos dessas vias nós vamos duplicar a capacidade do fluxo.

Como será essa proibição do estacionamento dessas três vias da cidade?

Nós vamos fazer isso da forma mais democrática possível. Estamos divulgando isso na sociedade através dos meios de comunicação e vamos fazer, na próxima semana, uma comunicação oficial a todos os proprietários de imóveis nessas três vias. Vamos mandar para cada imóvel deles um comunicado dizendo o dia que passará a valer a proibição. Quando começar a valer essa proibição, nós vamos somente advertir os veículos na primeira ou duas primeiras semanas. A partir desse prazo de advertência, nós vamos passar a fazer uma ação efetiva de desobstrução de via pública. Nós vamos rebocar esses carros. Nosso interesse não é arrecadar dinheiro com multa. Tanto é que estamos fazendo estudo jurídico se podemos rebocar e não multar nos quinze primeiros dias. Nem queremos burocratizar a questão da liberação dos veículos. Rebocou e o cidadão pagou, na mesma hora o carro dele será liberado. Não há nenhum interesse em criar indústria de multa. O que a gente quer é desobstruir porque a cidade precisa andar. A cidade não pode ficar parada pelos interesses de um grupo menor. É obvio que vai trazer transtorno para essas pessoas em um primeiro momento, mas o benefício para toda sociedade é enorme.

Como será trabalhada essa questão dos estacionamentos na cidade? Haverá algum incentivo para o empresário que queira investir nesse segmento?

Nós conversamos com o secretário de Planejamento (Augusto Carlos Viveiros). Afinal de contas, é o homem que está com a “chave do cofre” para ver se havia algum impedimento de nós encomendarmos uma minuta de projeto de lei dando isenção de IPTU e ISS para edifício-garagem. Ele me autorizou e já pedimos ao setor jurídico, a Procuradoria Geral do Município, um estudo nesse sentido para que, no máximo em um mês e meio, a gente mande para a prefeita e ela aprovando seja enviado para a Câmara Municipal de Natal. Agora é importante que se diga o seguinte: estacionamento-garagem é um negócio que precisa dar lucro. As empresas só vão investir em locais onde haja uma demanda que comporte edifício-garagem. Hoje em Natal, provavelmente, somente o Alecrim e o Centro da cidade comportam edifício-garagem de maneira viável para o empresariado. Não dá para construir obra como essa para resolver o problema da Jaguarari, que é um corredor enorme. Aí, tem que se buscar outra solução. E essa solução passa, fundamentalmente, pela conscientização dos proprietários de imóveis, que eles precisam fazer vagas de estacionamento, inclusive para viabilizarem o seu negócio. Seu negócio só será viável se você tiver vaga para o seu cliente. Isso não vai ser resolvido em um, dois ou três anos, mas nos predispomos a abrir esse debate e tomarmos a medida necessária para que ele não fique só no plano da idéia.

Qual o orçamento da STTU para 2009 e onde será investido?

Aproximadamente R$ 33 milhões. Olhe só, ainda estamos levantando uma série de débitos da STTU e boa parte desse orçamento – metade dele – é aplicado na folha de pagamento. Além disso, tem o custeio da Secretaria, que é muito alto. Desses valores, sobram muito pouco para investimento porque a gente vai investir em obras físicas e a maioria das propostas, a princípio, não entram obras estruturantes. Vamos em busca dos recursos nos Ministérios das Cidades e dos Transportes, mas nós vamos investir bastante em educação para o trânsito. Pretendemos fazer uma campanha maciça. Não vamos mudar o trânsito da cidade se a sociedade não entender que precisa desobstruir as vias publicas para a cidade andar. Essa é uma questão cultural que deve envolver diversos segmentos. Por exemplo, a indústria civil. Ela precisa fazer em seus empreendimentos um número maior de vagas de estacionamento. Acima, inclusive, do que a legislação exige porque a indústria automobilística cresce num ritmo maior do que a maioria dos setores industriais no Brasil. E quando ela entra em crise é a primeira a ser socorrida. Veja agora que teve essa crise e, imediatamente, o Governo Federal baixou o IPI (imposto sobre produtos industrializados) e hoje você tem fila para comprar carro popular. No meio da crise, você tem fila para compras. Natal não comporta a quantidade de carros que tem atualmente. Circulam em Natal algo em torno de 300 mil carros. E são fiscalizados, por turno, por somente 28 agentes de trânsito. A STTU possui 84 agentes de trânsito divididos em três turnos. São 28 em cada um fiscalizando 300 mil veículos. Ou seja, ou a população passa a obedecer as regras de trânsito e com isso facilitar a mobilidade da cidade ou a gente não resolve os problemas de congestionamento de Natal.

Como a STTU pretende trabalhar nos períodos de chuvas em Natal?

Eu solicitei ao Departamento de Engenharia de Trânsito um plano emergencial para as chuvas. Nos dias em que chover, vamos dobrar o efetivo nos pontos em que há maiores problemas. Convoquei reunião da empresa que faz manutenção dos semáforos nas principais vias porque no dia que teve a chuva (sexta-feira, 16) eu achei que foi demorado o socorro a esses pontos, principalmente na (Avenida) Bernardo Vieira, que é contemplado por esse contrato feito na gestão passada, para saber o por quê dessa demora e exigir da empresa que essa reposição em caso de chuvas seja feita da maneira mais rápida possível. Quanto a fiscalização, vamos dobrá-la em dias de chuva.
                                                                                                                                                          Elpídio Júnior

A Avenida Bernardo Vieira passou por mudanças nos últimos meses. Como o senhor avalia o que foi feito naquela via da cidade?

Avalio a mudança da Bernardo Vieira como incompleta. Você passa na avenida e vê muitos mais veículos do que ônibus, mas existem muitos mais pessoas usando transporte público do que o privado. O transporte público naquela obra foi beneficiado e o motorista de veículo particular foi prejudicado principalmente porque a obra ficou incompleta. Não se viabilizou as vias paralelas à Bernardo Vieira para essas serem os corredores de escoamento do tráfego naquela área. E faltou um maior diálogo com o empresariado do setor comunicando porque não se faz uma obra daquela da noite para o dia. Há um planejamento de meses antes. Então isso deveria ter sido comunicado ao empresariado e ele ter o tempo necessário para fazer suas adaptações. Mas se nós viabilizarmos as vias paralelas da Bernardo Vieira, que não é fácil, não é barato, eu acho que a gente consegue melhorar um pouco do trânsito naquele local.

Como será a reestruturação do trânsito em Natal?

O grande elemento da reestruturação do trânsito e transporte de Natal é o Plano de Mobilidade Urbana. Ele vai servir de bússola para todas as políticas públicas que envolvam a mobilidade da cidade. Vou citar dois exemplos para entender a falta que faz para uma cidade um planejamento na área de trânsito e transporte. 80% dos moradores da zona Norte têm um deslocamento mais fácil de ônibus para ir ao Midway do que ao Norte Shopping. Por quê? Porque não havia um planejamento de transporte. Mas aí podem alegar que o Norte Shopping é um empreendimento particular, quem deveria ter feito esse estudo é o ente privado. É uma meia verdade. Mas os postos de saúde de Natal não obedecem a um planejamento que pense no transporte da cidade até ele. Também na zona Norte tem local que é mais fácil você pegar um ônibus e ir a um posto de saúde a 20 Km da sua casa do que você ir a um que fica só a 4 Km. Porque não dá para você andar 4 Km a pé com uma criança doente no colo. Não tem ônibus. Não foi feito esse planejamento. Por exemplo, nós temos aqui no centro da cidade e em Petrópolis duas das maiores escolas do Rio Grande do Norte: o (Winston) Churchill e o Atheneu. Os alunos das duas escolas não moram nem no Centro da cidade nem em Petrópolis. Nos bairros onde eles moram não tem escola da mesma qualidade que faça com que eles fiquem lá e facilite toda essa questão do trânsito da cidade. Então não há saída para o trânsito de Natal que não passe pelo Plano de Mobilidade Urbana. Por estudar, planejar e ter uma boa estratégia. Agora, essa é uma solução simples e fácil? Não. Mas é a única solução.

Por: Josenilson Rodrigues - 07/07/2017 Cinco linhas sofrerão desvio de itinerário na Av. Pompéia
Por: Josenilson Rodrigues - 30/06/2017 Linha 64A-43 tem terminal alterado temporariamente
Por: Josenilson Rodrigues - 01/06/2017 Desvio de itinerário neste Sábado afeta 24 linhas
Por: Josenilson Rodrigues - 01/06/2017 Desvio de itinerário no Parque das Dunas
Por: Josenilson Rodrigues - 28/04/2017 Dia 1° de Maio tem Tarifa Social
Por: Josenilson Rodrigues - 10/04/2017 Gestão Ambiental
Por: Josenilson Rodrigues - 10/04/2017 Tarifa Social no mês de Abril
Por: Josenilson Rodrigues - 20/03/2017 Linha 04 tem horários reajustados
Por: Josenilson Rodrigues - 08/03/2017 Dia Internacional da Mulher
Por: Josenilson Rodrigues - 16/02/2017 Desvio no Parque das Dunas
Por: Josenilson Rodrigues - 31/01/2017 Desvio de itinerário - 02/02/2017
Por: Josenilson Rodrigues - 05/01/2017 Feriado de Reis com Tarifa Social
Por: Josenilson Rodrigues - 23/12/2016 Natal e ano novo com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 16/12/2016 Linha 12-14 deixa de operar aos Domingos e feriados
Por: Josenilson Rodrigues - 29/11/2016 Dois ônibus circulam como o Carrossel do Noel
Por: Josenilson Rodrigues - 29/11/2016 Linhas com itinerário normalizado na Av. Pompéia
Por: Josenilson Rodrigues - 14/11/2016 Dias 15 e 21 de Novembro têm tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 31/10/2016 Feriado de finados com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 11/10/2016 Feriado religioso com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 04/10/2016 Mais Dois novos ônibus 0Km entram em operação
Por: Josenilson Rodrigues - 04/10/2016 Interdição na Av. Pompéia altera itinerários
Por: Josenilson Rodrigues - 04/10/2016 Interdição da Av. Lima e Silva altera itinerários
Por: Josenilson Rodrigues - 30/09/2016 Dias 02 e 03 de Outubro com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 05/09/2016 Feriado da Independência com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 22/08/2016 Renovação da Frota 2016
Por: Josenilson Rodrigues - 12/08/2016 Linha 81 com nova operação
Por: Josenilson Rodrigues - 12/08/2016 Feliz dia dos pais
Por: Sara Regina - 27/06/2016 DDS Junino
Por: Josenilson Rodrigues - 24/05/2016 Feriado de Corpus Christi com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 24/05/2016 Obras da CBTU obrigam os ônibus a desviarem itinerário
Por: Josenilson Rodrigues - 20/05/2016 Linhas: 01, 08 e 19 sofrem alterações de itinerário
Por: Josenilson Rodrigues - 16/05/2016 Campeonato Regional SEST SENAT de Futebol Socity 2016
Por: Josenilson Rodrigues - 02/05/2016 Equipe de manutenção recebe treinamento da Marcopolo
Por: Josenilson Rodrigues - 02/05/2016 Treinamento de combate a incêndio
Por: Josenilson Rodrigues - 29/04/2016 Dia do trabalhador com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 18/04/2016 Feriado de Tiradentes com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 22/03/2016 Feriado da Paixão de Cristo com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 29/02/2016 Guanabara inicia a operação de sua nova frota
Por: Josenilson Rodrigues - 15/02/2016 Linha 10-29 atende demandas da Av. Cidade Praia
Por: Josenilson Rodrigues - 03/02/2016 Feriado de carnaval com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 03/02/2016 Redinha com desvio de itinerário no carnaval
Por: Josenilson Rodrigues - 03/02/2016 Ribeira com desvio de itinerário no carnaval
Por: Josenilson Rodrigues - 03/02/2016 Linha 08 com reforço de frota no carnaval
Por: Josenilson Rodrigues - 04/01/2016 Feriado de Reis com Tarifa Social
Por: Josenilson Rodrigues - 22/12/2015 Guanabara renova frota com 15 ônibus 0Km
Por: Josenilson Rodrigues - 22/12/2015 Natal e ano novo com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 20/11/2015 Feriado religioso com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 13/11/2015 Feriado da Proclamação da República com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 13/11/2015 Paradas da Zona Sul sofrem alterações
Por: Josenilson Rodrigues - 30/10/2015 Feriado de finados com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 27/10/2015 Linha 84 com desvio de itinerário temporário
Por: Josenilson Rodrigues - 09/10/2015 Feriado religioso com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 02/10/2015 Feriado de Mártires de Cunhaú e Uruaçu com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 21/09/2015 Nova linha 64A43 em operação
Por: Josenilson Rodrigues - 04/09/2015 Feriado da Independência com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 20/08/2015 O seu lixo também tem destino
Por: Sara Regina - 20/08/2015 Mais um Ciclo de Qualificação Profissional se inicia
Por: Josenilson Rodrigues - 22/07/2015 Transportes Guanabara completa 46 anos de História
Por: Josenilson Rodrigues - 08/06/2015 Guanabara conquista a Copa Sest Senat Natal
Por: Josenilson Rodrigues - 05/06/2015 Linha 84 sofrerá alteração de itinerário
Por: Josenilson Rodrigues - 03/06/2015 Feriado de Corpus Christi com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 03/06/2015 Equipe de manutenção recebem treinamento Holtex
Por: Josenilson Rodrigues - 30/04/2015 Operadores recebem curso de atendimento ao cliente
Por: Josenilson Rodrigues - 29/04/2015 Dia do trabalhador com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 17/04/2015 Feriado de Tiradentes com tarifa social
Por: Josenilson Rodrigues - 15/04/2015 Capacitação do Curso TOP A e TOP B
Por: Josenilson Rodrigues - 01/04/2015 Feriado da Paixão de Cristo com tarifa social
Por Josenilson Rodrigues - 24/02/2015 Parada da Zona Sul sofre alterações
Por Josenilson Rodrigues - 30/12/2014 Linhas tem itinerário alterado nesse Réveillon
Por Josenilson Rodrigues - 30/12/2014 Quinta Feira tem tarifa social
Por Josenilson Rodrigues - 17/12/2014 Guanabara recebe busólogos de todo o Brasil
- 04/07/2012 Horário de atendimento do SARC
Por Josenilson Rodrigues - 20/06/2012 60 novos ônibus de presente para Natal
- 08/08/2011 MP RN faz palestras sobre atendimento de idosos
- 17/06/2011 Nota à população e clientes das linhas 75, 79 e 84
- 06/06/2011 Guanabara seleciona Despachantes
SEMOB - 11/04/2011 SEMOB inicia emissão de Identidade Estudantil 2011
- 28/02/2011 Bicicletada Natal promove café da manhã com operadores
- 10/02/2011 Guanabara seleciona motoristas
- 07/02/2011 Transportes Guanabara adere ao Prêmio ANTP de Qualidade
- 10/01/2011 Neste verão, sua linha é Guanabara
- 29/11/2010 Talentos da Maturidade premia ação do MP RN e Guanabara
- 29/11/2010 Guanabara inicia campanha Transportando Solidariedade 2010
- 06/09/2010 Novo itinerário da linha 58A - Parque dos Coqueiros/Redinha
- 23/08/2010 Linha 23-69 tem itinerário alterado
- 29/07/2010 Novas operações da linha 75
- 05/07/2010 SEMOB altera paradas em Mirassol
- 21/06/2010 A torcida de Natal anda e festeja com a gente
- 15/06/2010 Transportes Guanabara é pioneira em ação educativa do MP RN.
- 05/11/2010 Guanabara promove I Encontro de Produtividade da Frota
- 10/05/2010 Passeio Ecológico
- 03/05/2010 Transporte seguro como colo de mãe
- 26/04/2010 Guanabara faz homenagem aos trabalhadores
- 19/04/2010 Novos destinos nas ruas de Natal
- 29/03/2010 Novas Estações de Transferência são desativadas
- 05/02/2010 Semob desativa estações de transferência
- 28/12/2009 Trenó Urbano
- 16/12/2009 Boas Festas
- 10/12/2009 Guanabara implanta novo modelo de gestão
- 09/12/2009 Transportando Idoso com Qualidade
- 19/11/2009 Funcionários destaque do mês de Outubro
- 20/11/2009 Mudança no Circular Residencial Redinha
- 09/11/2009 Mudança na linha 137
- 05/11/2009 Mudança nas linhas 12-14 e 61-62
- 27/10/2009 Guanabara é destaque nacional
- 24/09/2009 Nova linha Pq. dos Coqueiros / Norte Shopping
- 31/07/2009 Novas linhas integram o Passe Livre
- 00/00/0000 Dia do Motorista
- 13/07/2009 Guanabara renova sua frota
Transportes Guanabara - 13/05/2009 A arte pede passagem
Transportes Guanabara - 13/05/2009 Guanabara vence mais uma vez campeonato de futebol
- 06/04/2009 Mudança de Itinerário
- 09/03/2009 Funcionárias e usuárias são homenageadas no dia da Mulher
- 05/03/2009 Guanabara é destaque na Revista Foco
DN Online - 09/02/2009 Trecho da avenida Salgado Filho será interditado
Diário de Natal - Sheyla Azevêdo - 03/02/2009 Trânsito livre na Romualdo
- 26/01/2009 Linha 84 tem pequena alteração no seu itinerário
- 16/01/2009 WEBVTE
- 05/01/2009 Teatro vai aos ônibus
- 02/01/2009 Guanabara investe em frota nova
Secom - 30/12/2008 Trânsito terá monitoramento
Secom - 29/12/2008 STTU define operação Reveillon; confira ruas interditadas
Folha on line - 29/12/2008 Novas regras para tirar habilitação passam a valer na quinta
Tribuna do Norte - 21/12/2008 Cresce a procura por carteira de habilitações
yahoo! - 20/12/2008 Vença o medo de dirigir
Assessoria de Comunicação - Transportes Guanabara - 03/12/2008 Natal ganha Trenó em suas ruas
Railbuss - 18/12/2008 Volkswagen vende sua unidade de ônibus
Secom - 15/12/2008 Cruzamento da Avenida Boa Sorte será interditado
Yahoo! - 12/12/2008 Aprendendo a dirigir
- 04/12/2008 Linhas 08, 195, 133 e 135 mudam seu itinerário pro carnatal
- 03/12/2008 Cinco linhas da Guanabara mudam o seu itinerário
Gazeta Mercantil - 03/12/2008 Apólices do ramo de transportes devem crescer 30% no fim do
Diário de Natal - 03/12/2008 Evento muda rotas de ônibus


ponto criativo

Transportes Guanabara Ltda - BR 406,km 171 s/nº Golandim, São Gonçalo do Amarante | SAC 3311.3311